Blog

Efeito Chaminé
A ventilação natural nas edificações tem como função possibilitar um espaço no qual os habitantes tenham conforto, para isso a renovação do ar deve suprir as necessidades térmicas e higiênicas dos usuários.
O deslocamento natural das correntes de ar a partir da inserção de estratégias no projeto, faz com que seja mínima ou até mesmo não necessária a utilização de equipamentos, colaborando na economia de energia das edificações.
Pode-se ter ventilação pela ação dos ventos ou pelo efeito chaminé, como também é possível a aplicação dos dois no projeto. Com ênfase no efeito chaminé (Figura), pode-se compreendê-lo como a movimentação do ar decorrente da diferença temperatura e, por sua vez, diferença de densidade. O ar quente, menos denso e com menor pressão tende a subir, deste modo, a existência de aberturas superiores possibilita a saída do ar com temperatura elevada.
Fonte: Engetel, 2019.
Disponível em: <http://www.grupoengetel.com.br/blog/ventilacao-natural-conforto-produtividade-e-saude-para-sua-equipe/>. Acesso: jul. 2019.
Para que este fluxo de ar aconteça é preciso que haja uma abertura de entrada e uma abertura de saída do ar a fim de favorecer a renovação do ar na edificação sem a presença de recursos mecânicos de ventilação.
Deste modo, quando a temperatura interna é mais alta que a externa este ar que é mais frio insere-se no ambiente por meio das aberturas mais baixas, e o ar quente sai pelas aberturas mais altas.
Observa-se que a posição das aberturas é importante para a funcionalidade da estratégia, sendo otimizada quando se tem a presença de elementos que atuem como chaminé ou espaços com pé-direito alto.
Portanto, o efeito chaminé é um dos procedimentos da arquitetura bioclimática que permite tirar partido da ventilação natural, tendo em vista que é uma solução eficaz na contribuição do resfriamento passivo dos ambientes.
Por: Liége Garlet e Roberta M. Doleys Soares.