Blog

Fachada Ventilada
A fachada ventilada é uma “segunda pele” da edificação, pois ela corresponde a uma face que se sobrepõe as paredes externas do edifício, sendo fixada por meio de perfis metálicos (Figura). O espaço entre a fachada ventilada e as paredes externas permite a criação de uma câmara de ar, com alta eficiência no controle do calor por meio de um fluxo de ar elevado que ocorre no interior da câmara. A ventilação é potencializada mediante a pressão interior que acontece pela ação do vento, contribuindo para o conforto térmico e acústico, fato este que determina a qualidade do sistema.
Fonte: ConstruindoDECOR – Disponível em: <http://construindodecor.com.br/fachada-ventilada/>. Acesso em: mai. 2019.
Constata-se que é possível a aplicação de diversos materiais como revestimento da fachada ventilada, podendo ser com pedras naturais, placas cerâmicas, materiais metálicos, madeira, entre outros. Observa-se que este tipo de sistema influencia esteticamente na edificação.
As fachadas ventiladas são excelentes para o desempenho térmico e para conservar as estruturas dos edifícios, onde, os painéis são suspensos, porém, amparados pelo alumínio ou aço inoxidável, permanecendo afastados da edificação. A câmara de ar atua como isolante do fechamento, ocorrendo a troca de ar por convecção.
Quando a temperatura é muito alta a eficiência térmica das fachadas ventiladas é altamente eficaz, pois, auxilia no controle do calor da construção e consequentemente diminui o consumo de energia.
Deste modo, Soares et al. (2017) desenvolveram um estudo voltado para análise do impacto da fachada ventilada em um ambiente de permanência prolongada de uma habitação social, localizada na Zona Bioclimática Brasileira 2, por meio da verificação do graus-hora para resfriamento (GHR), consumo de energia para aquecimento e refrigeração (CA e CR), as autoras verificaram, sumariamente, que considerando o caso avaliado, a fachada ventilada melhorou as condições internas.
O fato de possuir aberturas inferiores e superiores, auxilia no surgimento de uma lâmina de ar na cavidade das duas paredes, possibilitando o efeito chaminé que é um sistema eficiente e natural de ventilação onde o ar com alta temperatura sobe devido à baixa pressão e densidade.
Portanto, as fachadas ventiladas são eficientes energeticamente e visam o conforto ambiental, trata-se de um sistema respirante que além de contribuir para o condicionamento térmico, atuam como um elemento compositivo da arquitetura.
Por: Liége Garlet e Roberta M. Doleys Soares.
SOARES, R. M. D.; WILLE, J.E.; BRUINSMA, F. C.; PEDROSO, F. de A, P; GARLET, L. Fachada Ventilada: Impacto no Comportamento Térmico de um Ambiente Residencial. In: ENCAC, 2017. Disponível em: <http://docplayer.com.br/72659031-Fachada-ventilada-impacto-no-comportamento-termico-de-um-ambiente-residencial.html>. Acesso em: mai. 2019.